top of page
  • Tatiana Mattos

Ampliando a energia da casa com a iluminação

Dicas para criar ambientes acolhedores


Para a tradição oriental, especialmente a Filosofia Hindu, a Iluminação está associada a energia do elemento fogo, Agni, e remete à qualidade de calor, energia, eletricidade, transformação, força, coragem e sabedoria.


A iluminação não apenas traz clareza, luz, discernimento, como conduz o calor e a quantidade de energia direcionada ao ambiente. Deve ter especial cuidado, pois direciona o foco, a atenção e o olhar para pontos de especial importância.


A iluminação conduz a percepção espacial, a interação entre as pessoas, qualidades de intimidade, sono, conforto, além do simbolismo associado à cada um dos elemento que emite luz.



Iluminação externa e do jardim

Já foi o tempo que a fachada da casa era iluminada apenas pela luz da rua e da arandela acima do número. As possibilidades de iluminação tornaram-se muito mais acessíveis e diversas!

Além de melhorar a segurança do local, a iluminação destaca elementos graciosos, o movimento da vegetação, materiais delicados e orientam o caminho para chegada à porta principal.

A luz pode partir de diferentes alturas, do piso, mureta, parede e poste. Cada solução destaca um aspecto de seu ambiente e proporciona e um novo olhar ao espectador.


Iluminação direta

Ainda a mais comum, a luz central garante a distribuição homogênea de luz por todo o ambiente. Por ter um destaque evidente na decoração, aproveite para investir na escolha do material e do formado, pois certamente fará toda a diferença na composição.


Iluminação indireta

Iluminação indireta e com foco direcionado são as favoritas para criar diferentes atmosferas para o ambiente. Isso vale para a sala, cozinha, para o quarto e inclusive escritório. Saiba compor com as sancas, spots, abajur e pendentes. Diferencie os circuitos para que possa escolher qual conjunto deseja manter acesso em cada ocasião.

A luz indireta cria não apenas uma atmosfera aconchegante, não ofusca a vista e destaca apenas os elementos importantes de cada cômodo.


Invista nos abajures

Opção maravilhosa de iluminação, sobretudo para os ambientes que não tem forro de gesso. Os abajures são clássicos, tornam o ambiente mais elegante e garante a iluminação dos cantos mais escuros.


As maravilhosas arandelas

As arandelas devem estar previstas na fase de construção, pois depois será mais difícil instalá-las. Pela proximidade à parede, conferem um efeito muito gracioso ao ambiente.


Luz nos móveis planejados

Não tem como não reconhecer que os planejados vieram com muitas possibilidades de iluminação de ambientes. O uso de spots e fitas LED permitiram um enorme processo de criação em matéria de luz.


Acolhimento da luz quente

Se você quiser transmitir a sensação de aconchego em casa, escolha lâmpadas de iluminação quente. As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso.


A insubstituível luz natural

Por mais aconchegante, atraente e elegante que seja seu projeto de iluminação, não deixe de usufruir da luz natural. A luz do sol tem a perfeita reprodução de cores para a nossa visão, em quantidade saudável, é antibactericida, estimula o bom funcionamento do organismo, além de trazer leveza e inspiração ao ambiente.



 

Informações e orçamentos sobre projetos de iluminação, contate-nos | Iluminação

Comments


bottom of page