top of page
  • Tatiana Mattos

Harmonia com a natureza

Os antigos sábios sempre ensinaram a viver em harmonia com a natureza. Por mais conhecimento que a humanidade vem adquirindo ao longo dos milênios, está cada vez mais distante da vida equilibrada e consciente da natureza que a cerca.


Simplesmente porque a consonância externa é o reflexo da consonância interna. Sem conhecer a si mesmo, o ser humano está fadado a viver em busca de algo que não sabe e que não o satisfará.


"Aqueles que habitam entre as belezas e mistérios da terra, nunca estão sozinhos". (Tao Te King)

Então, como criar a harmonia em nossa casa se não estamos em harmonia com nós mesmos?


Esta é uma importante questão. A paz e equilíbrio no lar depende de nosso estado de espírito, padrão de pensamento, esforço e dedicação. Um alimento feito com amor e dedicação, se for ingerido com mal agouro, certamente não trará o benefício físico, mental e emocional que uma verdadeira atitude de agradecimento proporciona.


A harmonia na casa depende do cuidado, limpeza, manutenção. Depende de não acumular desnecessariamente itens sem uso, quebrados, estragados ou vencidos. Depende de atenção refinada sobre o que a casa e a família demandam no momento. O zelo é constante, assim como dinâmico. Não haverá um momento em que tudo ficará resolvido "para sempre".


Por isso, a dedicação nos cuidados com a casa e com a família demandam um interesse e diligência entusiasmados. Esta busca interna necessariamente resultará em maior harmonia externa. O autorrespeito conduz ao respeito pela natureza, pelos seres vivos, pelo meio ambiente. E a transformação ocorrerá em todos os aspectos da vida, assim como no lar.


O Vastu Vidya auxilia o morador a moldar o ambiente de forma a contribuir para seu desenvolvimento integral. A casa, com o Vastu alinhado, tem maior entrada de Prana (energia vital), melhor eficiência nas atividades realizadas, criatividade e inspiração ampliados em seu dia-a-dia.


Os antigos sábio (Rishis) que escreveram os Vastu Shastras (escrituras) exprimiam na arquitetura a capacidade de alinhar o ambiente às Leis do Universo de Harmonia e Prosperidade, ensinamentos vivos no Oriente até os dias de hoje.


"Vastu nos pede para mostrar nosso respeito pela natureza por incorporá-la a nossa casa e ao espaço de trabalho. A presença da natureza nos conforta e nos ajudar a relaxar. Nós também estamos conectados ela, e nosso respeito pela natureza é uma expressão de respeito por nós mesmos”. (KATHLEEN COX)
 

Informações e orçamentos sobre consultoria de Vastu Vidya, contate-nos | Vastu Vidya

bottom of page