top of page

VASTU VIDYA

Arte e ciência tradicional da antiga Índia sobre a arquitetura

Grandes sábios da humanidade codificaram o âmago do conhecimento sobre a arte e ciência das construções. Desde Vitrúvio, em seu “Tratado de Arquitetura”, Ebenezer Howard, com as “Cidades Jardim”, por exemplo, apenas no último século que o Ocidente tem se aprofundado na sabedoria milenar do Oriente, muito anterior e mais ampla do que as codificações que a seguiram.

O conhecimento do Vastu Vidya, ou Vastu Shastra, do qual originou inclusive o Feng Shui, busca orientar o morador e alertá-lo sobre as influências sutis que o ambiente recebe, não apenas sobre a escolha do local e dos materiais, ou a qualidade da iluminação e da ventilação; mas sobretudo sobre as influências sutis do campo eletromagnético do planeta, da força da gravidade e dos astros, incluindo ainda a influência dos elementos que circundam o local.

 

Vastu Vidya é uma ciência baseada no processo de manifestação da energia em matéria. É a sagrada arte e ciência milenar sobre o fluxo de energia vital (Prana) no ambiente construído, parte da cultura hindu que floresceu na antiga civilização do Vale do Rio Indo - Saraswati.

O espaço contido por paredes serve de recipiente à energia que buscamos em uma edificação. Assim, o Vastu Vidya orienta as construções, a decoração e a organização interna de ambientes para que estejam alinhadas com as forças do universo e suas leis gerais, proporcionando um harmônico fluxo de energia no espaço. Busca que os moradores possam viver em equilíbrio, com prosperidade, boa saúde e harmonia para, principalmente, impulsionar seu desenvolvimento espiritual.

Segundo a tradição hindu, tanto o interior como o exterior de uma pessoa, tanto a essência como a aparência, deve expressar a espiritualidade e devem ser trabalhados no processo de ampliação da consciência e de espiritualização da matéria. A energia da casa influi diretamente sobre a energia vital dos moradores, por isso a casa deve ser construída, organizada, cuidada e mantida de forma harmoniosa e espiritual.

Em sânscrito, a palavra “Vastu” é formada pela raiz “vas” que significa "viver", "existir", "assumir a aparência de", "tornar firme", refere-se à energia sutil que se manifesta no espaço material.

Tudo que é manifesto, possui uma vibração, e pode ser descrito em termos matemáticos.  Números e formas também ressoam entre si, como consequência das mesmas frequências, ou múltiplos ou frações destas. Quando vários espaços ou formas são construídos para ressoar alinhadas às leis do universo, é formada uma harmonia em termos de formas. Todas as formas criadas vibram com as qualidades que foram codificadas no Vastu Vidya.

Templo Hindu Akshardam - Índia

Vastu (sânscrito)

Significa espaço, abrigo, habitat ou habitação,

refere-se ao ambiente habitável

 

Vidya (sânscrito)

Significa conhecimento, sabedoria

A importância da orientação cardeal

Ao observarmos as construções da Antiguidade, veremos que praticamente todas elas possuem um perfeito alinhamento cardeal, desde os grandes templos até a construção dos bairros residenciais. Pela observação atenta do céu, os antigos Rishis (sábios) codificaram os ciclos da natureza em nosso planeta, por isso, o posicionamento Norte-Sul e Leste-Oeste deveria ser preciso com o intuito de conhecer e conduzir a influência sobre o nosso ambiente.

Com a investigação das leis do universo, conheceram a relação entre o macrocosmo e o microcosmo, o ambiente e a natureza do ser humano, assim como as forças que nos permeiam e influenciam fortemente o nosso padrão mental e emocional.

Leste – Direção do nascer do Sol (Surya), fonte de luz e de energia vital, representa o novo dia, a essência de tudo que se inicia e se renova. Raios matinais com maior concentração de ultravioleta, purificadores.

Oeste – Direção do pôr do Sol, representa o final do dia, o desconhecido ou o inesperado, o oculto, assim como o destino. Raios vespertinos mais quentes e com maior concentração de infravermelho, que em excesso são prejudiciais à saúde.

Norte – Direção do norte magnético e da estrela polar, o ponto fixo do céu. Denota estabilidade e segurança.

Sul – Direção do sul magnético, que também representa o passado, os ancestrais.

Força eletromagnética

O corpo humano apresenta as mesmas características que um magneto, por isso, o Vastu Vidya conduz à orientação e organização das atividades que são desenvolvidas em cada ambiente segundo esta força sutil.

O campo eletromagnético da Terra se movimenta do Norte para o Sul, assim como no corpo humano da cabeça para os pés. Neste sentido, a pessoa que dorme com a cabeça voltada para o Norte tem o sono prejudicado, afetando ainda a circulação sanguínea, assim como, o sono com a cabeça voltada para o Sul é mais profundo e saudável.

Estas influências possuem as mesmas características em todo o planeta e independem do local, da escala e do tempo. São consideradas atemporais e universais.

Vastu Purusha Mandala

Os antigos Rishis usavam símbolos e mitos para descrever as forças ocultas do Universo e como meio de apresentar de forma ampla e profunda o conhecimento sagrado. A energia sutil que rege os ambientes é representada pelo Vastu Purusha Mandala, que sintetiza as forças cósmicas que agem em um determinado espaço.

As ondas de energia vital (Prana) do nível sutil são conhecidas como anéis concêntricos quadrados. O ponto central é o ponto a partir do qual são projetadas ondas quadradas concêntricas, resultando no Vastu Purusha Mandala.

De acordo com a lenda, Vastu Purusha é um ser que habita todos os espaços e todas as casas, para lembrar às pessoas que as construções se comportam como um “organismo vivo”.

Além da representação relacionada ao Vastu Purusha Mandala sem movimento (Sthira Vastu), o Purushatem dois principais movimentos relacionados ao movimento da Terra em relação ao Sol, Chara Vastu e Nitya Vastu, movimento durante um dia e durante um ano, que também influenciam a organização e o uso dos espaços. Indicando ainda posições favoráveis ao início e cada etapa da construção, melhor data para inauguração, etc.

Para o Vastu Vidya, as três posições ou movimentos de Vastu Purusha têm importância fundamental para nossa saúde física e espiritual e devem ser respeitados para a qualidade e harmonia das atividades realizadas. A representação dos movimentos de Vastu Purusha corresponde à harmonização do fluxo de energia no ambiente com o dinamismo do fluxo de energia no Universo, que está em permanente transformação, devendo as atividades desenvolvidas se adequarem e respeitarem cada fase, cada “humor”.

As transformações na natureza que ocorrem durante um dia e durante um ano são percebidas e incorporadas na cultura em geral, como na agricultura, na medicina, na culinária, etc., além da arquitetura. A cultura hindu conhecia e respeitava este fluxo de energia e suas variações ao longo do dia e do ano, adequando as atividades a serem desenvolvidas em cada período.

Vastu Purusha Mandala

“O eterno Ser Vivo se corporifica provisoriamente neste mundo. Ele deve aproveitar este período para criar valores duradouros. Por isso, os Vedas encaram o corpo e as casas e edificações como espécies de templos”.

 

(MARCUS SCHMIEKE)

bottom of page