top of page
  • Tatiana Mattos

Entenda o Vastu Vidya e o Feng Shui

O Vastu Vidya e o Feng Shui correspondem ao conhecimento mais antigo e amplo sobre a arquitetura que o homem tem conhecimento até os dias de hoje. O objetivo desta arte e ciência ancestral e milenar, oriunda do Oriente, é proporcionar o bem-estar e a prosperidade dos habitantes de uma determinada casa, cidade, local de trabalho ou empresa, sempre em harmonia com a natureza, o meio ambiente e os recursos naturais disponíveis.


O Vastu Vidya é a arte e ciência tradicional indiana da arquitetura. Muito mais antiga que o Feng Shui, foi a base doutrinária que foi difundida a partir do subcontinente indiano aos demais reinos do Oriente. Formou as bases do Feng Shui de tradição chinesa, tão conhecida já no Ocidente.


Por isso, pode-se dizer que os princípios do Feng Shui são originários do Vastu Vidya. Tanto o Vastu quanto o Feng Shui praticam a arquitetura em torno do conhecimento sobre a energia cósmica, Prana para a tradição indiana ou Chi para a tradição chinesa.


Um dos principais elementos de ambas as ciências são apoiadas em cálculos matemáticos, estudo de proporções e das formas geométricas, assim como usam diagramas que associam as direções cardeais a qualidades dos elementos da natureza e a influência do cosmos.


Ambas as culturas valorizavam os pontos centrais das construções como importantes fontes de energia vital em uma edificação. Consequentemente encontramos construções em torno de pátios internos abertos por praticamente todo o Oriente.


Da mesma forma, valorizam a porta principal de entrada da casa, tanto em dimensões, como em beleza e tratamento. Devem também estar em perfeito funcionamento, livre de obstáculos.


“Somente em sintonia com o ritmo da natureza, podemos encontrar a paz necessária para conduzir nossas vidas, purificados e sensíveis ao ambiente, e à essência sagrada de tudo o que nos cerca”. Soshitsu
 

Informações e orçamentos sobre consultoria de Vastu Vidya, contate-nos | Vastu Vidya




Comments


bottom of page